Instabilidade Gleno Umeral ? O que é isso ?

16 set

 

Bom amigons, Tenho percebido a grande procura de tenistas se queixando de dor no ombro no momento de saque, O que seria isso ? biomecânica errada ? pode ser, mas se não, pode ser a Instabilidade Gleno-Umeral  A instabilidade do ombro é definida como a incapacidade para manter a cabeça umeral no centro da glenóide durante a mobilização activa do braço. E a instabilidade do ombro pode trazer, perda de força muscular, incoordenação, perda de propriocepção. 

A instabilidade pode estar associada a uma lesão ligamentar ou até mesmo a uma frouxidão ligamentar no Ombro. O Ombro é um complexo articular bem complexo. Contanto com 4 grandes grupos musculares para a sua estabilização, sendo eles: Peitoral; Deltoide; trapézio, e o Grande Dorsal. 

 

Bom a instabilidade gleno-umeral, têm tratamento fisioterapeutico em casos com o nível de gravidade menor, e casos cirúrgicos onde o grau de comprometimento é extenso. 

Quando adotado o tratamento conservador (Fisioterapia) A grande meta é o trabalho muscular dos músculos estabilizadores do ombro e a sua propriocepção articular. 

Com relação a prevenção da instabilidade, sempre exponho ao tenistas que deve ser feito um trabalho muscular de forma orientada, Trabalho de propriocepção; e execícios de Pliometria, esses exercícios fazem parte do programa de prevenção. 

Além destes protocolos, deve se orientar ao Tenista a execução de dois movimentos, o Saque, e o Smash. Esses dois movimentos, têm de ser feito com a melhor técnica possível, assim, evitando uma lesão, e prejudicando o seu rendimento. 

Bom amigons, está aí mais uma dica dada pelo Dr. Caio Pazziani, Fisioterapeuta especializando em biomecânica pela USP-SP 

Forte Abraço 

Siga o Dr. Caio Pazziani no Twitter- www.twitter.com/cpazziani 

Deixe um comentário