Recuperação imediata de um atleta

20 set

Bom amigons do tênis, nesta segunda feira tão nebulosa e triste para o Tênis Brasileiro, onde ficou aquele gostinho do grupo mundial na Davis Cup. Mas… Vamos falar da recuperação física de um atleta durante um torneio.

Bom, um atleta necessita de uma melhor recuperação  no mais rápido possível. Nisso entra o Staff do jogador em ação. O fisioterapeuta do atleta já sabe onde o seu atleta têm as maiores dificuldades, e principalmente, quais os grupos musculares que sofrem mais desgaste durante uma partida (ainda mais se for de 5 stes). 

Para uma boa recuperação muscular, eu adoto um protocolo da USTA, Onde se baseia com a realização da Crioterapia ; Estimulação Transcutanea Funcional na musculatura por um determinado tempo pré estabelecido. (Uma forma de realizar contração muscular por meio de um estimulador elétrico), Massagem muscular, e posteriormente um alongamento.  E Após o protocolo realizamos uma “re-programação muscular” com exercícios funcionais com intensidade leve e com poucas repetições, a fim de proporcionar uma melhor propriocepção muscular ao atleta.

E esse protocolo é realizado em intervalos de 4 horas, até o atleta ir para a cama, e dormir.

Fora este protocolo, é de fundamental importância a parte nutricional do atleta, onde ele teve ter o acompanhamento de uma dieta prescrita pela sua nutricionista. E também outro fator que influencia e muito na sua recuperação é a noite, Onde o atleta deve descansar no mínimo de 8-10 horas de sono na noite anterior ao seu próximo jogo.

Bom, para nós atletas amadores, cabe a dica para evitar as dores do dia seguinte após a partida, nós devemos realizar um trote leve ao redor da quadra, de cerca de 5 min. E posteriormente, realizar um alongamento global completo.

Bom fica a dica…

Forte Abraço

Dr. Caio Pazziani \ Fisioterapeuta \ 11-75944125

Uma resposta to “Recuperação imediata de um atleta”

  1. Gustavo Dauar 8 de outubro de 2011 às 12:10 #

    Sem dúvida alguma recuperação física através do trabalho de um fisioterapêuta e uma alimentação adequada feito por um nutricionista são essenciais, porém, faltou citar a recuperação mental do atleta, principalmente após uma derrota como a que você citou, a Davis.
    O tênis é um jogo essencialmente mental. Djokovic que o diga.

Deixe um comentário